Joaquim Gomes da Costa, nascido a 18 de Janeiro de 1933, em Venda, Maceira-Leiria, foi, junto com dois filhos, o fundador da Tecnicoembalagem em Abril de 1985. Trabalhou 30 anos na Fábrica de Sacos de Papel da Cimpor-Cimentos de Portugal, SA (que hoje já não existe) em Maceira Lis, tendo durante 25 anos desempenhado a função de fabricação. A experiência profissional que adquiriu naqueles anos, quer a nível nacional quer internacional, juntamente com o seu perfil de liderança, permitiu-lhe “dominar a empresa” com bastante à vontade, promovendo uma política de crescimento sustentado. Na Tecnicoembalagem, foi o grande responsável pelos sectores produtivo, comercial e financeiro da empresa. Ambos os filhos tiveram o privilégio e a sorte de observar e aprender tudo sobre este ramo com o seu pai, destacando-se, a determinada altura, o seu filho Luís Costa, pelo dinamismo que enceta ao nível da gestão da empresa, bem como na sua modernização tecnológica.
1985
Fundada em 1985, como Tecnicoembalagem, Transformação de Papel em Sacos Lda, por Joaquim Gomes da Costa e pelos seus dois filhos, Luís Manuel de S. Gomes da Costa e Humberto Jorge de S. Gomes da Costa.
1988/89
Aumento e modernização das instalações da empresa, fruto do aumento da sua produção pelo aparecimento no mercado de sacos abertos para rações, bem como o ano da aposta em modernas tecnologias.
1992
Atenta à evolução e às exigências do mercado, a Tecnicoembalagem deu um novo passo com a aquisição de uma máquina pré impressora, pioneira na introdução de quatro cores. Ainda neste ano, foram adquiridas máquinas de fundos e tubos, que obrigaram a novo aumento de instalações.
1995
Ano da diversificação de produção na Tecnicoembalagem: produção de saquetas destinadas, maioritariamente, a embalar rações e farinhas.
1996
Recebeu neste ano estatuto de PME Prestígio Indústria ’96, como reconhecimento da qualidade, da gestão e do elevado desempenho alcançado.
1997
Volta a receber estatuto de PME Excelência Indústria ’97 pelo seu notável desempenho a nível económico, financeiro e perfil de gestão. Perante a possibilidade de entrar no mercado de produção de sacos de válvula, a Tecnicoembalagem volta a aumentar as suas instalações.
1998
Recebe novamente o estatuto de PME Excelência ’98.
2002
Em 23 de Maio de 2002 a empresa ganha nova designação social: Tecnicoembalagem – Transformação de Papel em Sacos, SA, deixando de ser uma sociedade por quotas e passando a ser uma sociedade anónima.
2008
Em 2008, foi distinguida como PME Líder pela qualidade de performance e perfil de risco.
2009/10
Em 2009/10, a Tecnicoembalagem adquire novos equipamentos e mais uma vez amplia as suas instalações.
2011
A Tecnicoembalagem adquire uma nova máquina, revolucionando na impressão dos sacos, constituindo uma forte aposta na oferta de sacos de papel. Ano de nova atribuição de estatuto PME líder.
2012 / 2013
A Tecnicoembalagem adquire nova atribuição de estatuto PME líder.
2014
A Tecnicoembalagem foi certificada pela SGS Portugal, certificação dos sistemas de Gestão de Qualidade NPEN ISO 9001. Foi também distinguida pelo IAPMEI, pela Qualidade do seu desempenho e perfil de risco como PME líder 2014.
2015
A Tecnicoembalagem realizou um investimento em equipamentos diversificados para responder aos requisitos dos seus clientes. Ano de nova atribuição de estatuto PME líder.